Saiba como comprar luminárias LED com maior vida útil
- Paulo Prudêncio -
A escolha das luminárias LED ideais parece uma tarefa muito simples, mas alguns cuidados e observações técnicas devem ser feitas.
E, como na maior parte das vezes, esses critérios são desconhecidos dos compradores, o potencial total desse tipo de iluminação não costuma ser explorado.
No caso de projetos comerciais e industriais, como as luminárias de supermercados, lojas de departamento, shoppings, escritórios e fábricas, essa tarefa merece ainda mais cuidado. Esses ambientes demandam projetos luminotécnicos elaborados de acordo com as peculiaridades de cada atividade realizada.
Por isso, é imprescindível que proprietários ou administradores saibam o que analisar ao escolher esse tipo de produto. Para não ficar perdido nessa hora, confira abaixo os critérios a serem observados antes de comprar luminárias LED.
Verifique a homogeneidade dos pontos de luz
A luz das luminárias LED é formada por pequenos pontos que formam o feixe luminoso. As luminárias de qualidade são aquelas que, quando observadas a olho nu, não deixam vislumbrar esses pequenos pontos — os hot spots, na terminologia técnica.
Ou seja, um feixe de luz homogêneos significa maior intensidade luminosa. E como a intensidade luminosa é a quantidade de luz emitida na mesma direção, pontos homogêneos se convertem na melhor iluminação de uma mesma área.
Não deixe de verificar essa característica, que é um grande indício da qualidade de uma luminária LED.
Certifique-se de que não haja áreas de sombra
Outro aspecto importante para determinar a qualidade de uma luminária LED é o tamanho da área que não é aproveitada para a emissão de luz.
Luminárias de baixa qualidade costumam apresentar áreas de sombra em suas laterais, criando um aspecto estranho para o ambiente. Tenha em mente que, quanto menor a área de sombra, melhor aproveitada é a estrutura da luminária e mais bonita ela fica.
Observe a qualidade dos componentes
De uma maneira ou outra, todas as observações que fizemos até aqui se relacionam indiretamente com o custo-benefício das suas luminárias LED. Agora, no entanto, vamos abordar o aspecto que mais reflete no bolso: os componentes das luminárias.
Ao pesquisar luminárias LED para a sua companhia, tenha em mente a durabilidade e também a necessidade de substituições periódicas. Assim, diferenças entre luminárias da mesma marca e modelo — algo comum em marcas mais baratas — é péssimo para o seu bolso.
Outro indício de baixa qualidade é o fato de luminárias da mesma marca e modelo apresentarem, entre si, diferenças na temperatura de cor depois de alguns meses, o que é sinal de um envelhecimento precoce do LED.
Em outras palavras, um sistema luminotécnico eficiente pressupõe também sua homogeneidade de cor ao longo do tempo.
A consequência dessa diferenciação são mais gastos para substituir luminárias e, o pior, eventuais paralisações das suas atividades.
Fique de olho na garantia
Atente-se também ao prazo de garantia oferecido pelo fabricante.
A maior parte deles oferece 1 ano. No entanto, prazos maiores denotam luminárias melhores e mais duráveis. Tome como ideal, portanto, um prazo de 2 anos de garantia.
De certa forma, a garantia se relaciona diretamente com a qualidade dos componentes: quanto melhores eles forem, maior será o prazo oferecido.
No entanto, não é recomendável confiar apenas na garantia para escolher suas luminárias LED. Nas suas pesquisas antes de comprar, tente observar todas as dicas que demos aqui conjuntamente.
A partir dos critérios apresentados acima, você deve ter percebido que existem muito mais fatores além do design e do preço que devem ser atendidos antes de adquirir luminárias LED.
Se quiser entender ainda mais a fundo quais são esses aspectos, não deixe de fazer o download do nosso Guia Ilustrado: escolha e instalação de iluminação LED.