Transformador Industrial: Tipos e Funcionamento

Transformador Industrial

O que é um Transformador Industrial

Um transformador industrial é uma máquina estática que tem como objetivo alterar a tensão de um sistema elétrico, elevando-a ou reduzindo-a. Seu funcionamento baseia-se nos fenômenos de mútua indução entre dois circuitos eletricamente isolados, mas magneticamente conectados.

 
 

Funcionamento Básico

Transformador Industrial

No esquema elétrico acima o enrolamento de entrada é denominado primário e o de saída, secundário. Ao se energizar o enrolamento primário, com uma tensão de corrente alternada, AC, será criado o fluxo magnético de onde o enrolamento secundário irá retirar a tensão.Se tiver mais espiras que o primário, teremos mais tensão, se menos espiras, menor tensão.

Transformador isolador: Os transformadores por terem os enrolamentos eletricamente isolados, protegem o equipamento conectado no secundário. O transformador isolador tem a mesma tensão no enrolamento primário e secundário. Havendo uma descarga atmosférica na rede ou mesmo surto de tensão elevado, o primário se romperá, mas o secundário permanecerá perfeito, bem como o aparelho nele conectado.

Tipos de Transformadores Industriais

Transformador Isolador

O transformador isolador é utilizado para proteger os equipamentos conectados no secundário, pois possui os enrolamentos eletricamente isolados. Isso significa que, em caso de descarga atmosférica na rede ou surto de tensão elevado, o enrolamento primário pode se romper, mas o secundário permanecerá intacto, assim como os aparelhos conectados a ele.

Transformador Monofásico e Trifásico

Os transformadores industriais podem ser classificados como monofásicos ou trifásicos. Os monofásicos possuem apenas um conjunto de enrolamentos, enquanto os trifásicos possuem três conjuntos de enrolamentos. A escolha entre um ou outro depende das necessidades específicas de cada aplicação.

Grau de Proteção e Isolamento

Os transformadores industriais são fabricados com diferentes graus de proteção, de acordo com o ambiente onde serão instalados. Esses graus de proteção são classificados de IP-00 a IP-67. Além disso, os  ransformadores podem ser classificados quanto ao seu isolamento, podendo ser secos, a óleo ou encapsulados em epóxi. Os transformadores de baixa tensão são normalmente a seco, enquanto os de alta tensão são isolados a óleo ou encapsulados.

 

Conclusão

Os transformadores industriais desempenham um papel fundamental na alteração da tensão elétrica em sistemas industriais. Com diferentes tipos e classificações, esses equipamentos garantem o funcionamento seguro e eficiente dos sistemas elétricos, protegendo os equipamentos conectados e permitindo a transmissão de energia elétrica de forma adequada.

 

Solicite orçamento personalizado para sua demanda!

Cadastre-se e tenha acesso à nossa equipe de consultores!

Seus dados estão protegidos conosco.
Não enviamos SPAM!