Luminária comercial: 5 ideias para melhorar o seu ambiente

Uma luminária comercial, isto é, aquela a ser instalada em um estabelecimento comercial, pode ser bastante específica. Por se tratar do local onde produtos são expostos e propostas de vendas de serviços são realizadas, por exemplo, ela se relaciona indiretamente com o bom andamento do negócio.

Afinal, a primeira impressão de muitos compradores potenciais precisa ser boa. E a composição do ambiente influencia permanentemente no juízo que eles vão fazer do estabelecimento.

Por esses e outros motivos, empresários e administradores devem estar atentos ao tipo de luminária comercial a ser instaladas nesses ambientes.

Pensando em ajudá-lo com essa tarefa, escrevemos este artigo. Nele, vamos sugerir e explicar 5 ideias para melhorar a iluminação do seu estabelecimento comercial.

 

1. Verifique o nível de luz ambiente

O primeiro passo para elaborar um projeto de iluminação em estabelecimentos comerciais é verificar o nível de luz ambiente de que esses locais necessitam.

Para tanto, o mais indicado é checar as recomendações técnicas dispostas na norma NBR ISO-8995-1 da ABNT. Esse documento discrimina o melhor tipo de nível de iluminação para cada um desses ambientes.

O nível ideal de luz depende da atividade que será desempenhada em um espaço. O que a ABNT faz é sugerir e padronizar valores que contribuam para o conforto das pessoas. Em escritórios, por exemplo, o recomendado é que ela seja de 500 lux.

 

2. Aproveite a iluminação natural

Utilizar a luz natural que irradia sobre o ambiente também é uma ótima ideia para saber onde posicionar luminárias.

Tendo em vista que a luz solar não é suficiente para iluminar um galpão, por exemplo, é essencial verificar quais são os pontos do imóvel que ela não alcança. Com essa informação, será mais fácil perceber quais são os locais que merecem maior ou menor iluminação artificial.

Os projetos luminotécnicos consideram em seu calculo que o ambiente deverá atender à norma NBR ISO-8995-1 durante a noite. Isso é possível dividindo as luminárias em mais de um circuito. Dessa maneira, algumas podem ser desligadas durante o dia (aquelas próximas às janelas, por exemplo), reduzindo o consumo de energia elétrica e o desgaste das luminárias.

Nesse sentido, em ambientes com janelas amplas, não é necessário um investimento tão alto em luminária comercial, quanto em áreas com poucas aberturas para o exterior.

Logo, a verificação da iluminação natural também pode gerar maior controle financeiro à empresa, que conseguirá prever, aproximadamente, o seu gasto com energia elétrica.

 

3. Invista em automação da iluminação

Outra forma de realizar uma iluminação comercial eficiente é investindo em automação dos controles, utilizando sensores de presença, sensores de iluminação e temporizadores.

Os sensores de presença, por exemplo, são capazes de captar o calor ou o movimento. Dessa forma, com a entrada ou a movimentação de pessoas no ambiente, eles ligam as luminárias. Em contrapartida, caso não haja movimento, as luminárias são apagadas.

No caso dos sensores de iluminação, eles identificam a quantidade de luz natural e controlam a intensidade da luz das luminárias.

Alguns desses sensores coletam também a intensidade da luz natural e ajustam a luminosidade da luminária. Por exemplo, em uma tarde nublada, com luz natural mais fraca, o sensor compensa a baixa iluminação acendendo as luminárias na intensidade necessária. Ou seja, a luz artificial aumenta ou diminui, conforme a incidência de luz natural no ambiente.

Por fim, quanto aos temporizadores, existem dois tipos: o analógico e o digital. Mas, independentemente do tipo, ambos têm a função de programar o horário que uma determinada lâmpada permanecerá acesa.

 

4. Escolha os tipos de lâmpada e luminária adequados

A escolha correta dos tipos de lâmpada e luminária a ser instalados no estabelecimento também faz toda a diferença. No caso de indústrias e escritórios, elas interferem na produtividade e na concentração dos funcionários. Já em lojas, supermercados e shoppings, são capazes de influenciar no comportamento dos consumidores e clientes.

Além desses fatores, a escolha da iluminação interfere diretamente no consumo de energia elétrica.

Por esse motivo, é fundamental conhecer os tipos de lâmpadas e luminárias comerciais disponíveis no mercado e qual é a luminosidade que elas são capazes de oferecer. Veja, abaixo, quais são eles:

 

Luminárias para lâmpadas fluorescentes

As luminárias para lâmpadas fluorescentes não emitem muito calor e distribuem a luz por igual. Elas consomem pouca energia e são amplamente utilizadas em espaços comerciais.

Estão amplamente presentes em vitrines, restaurantes, projetos de decoração com sancas, placas comerciais, dentre outras aplicações.

Apesar da sua popularidade, o mercado vem substituindo as luminárias fluorescentes por luminárias LED, uma tecnologia superior, mais versátil, econômica e durável.

 

Luminárias LEDs

As luminárias de LED são uma inovação quando o assunto é iluminação comercial. Elas possuem vida útil prolongada e consomem pouquíssima energia elétrica, além de sua luz não gerar calor . Por isso, são opções que representam um bom custo-benefício.

Diferentemente das lâmpadas fluorescentes que emitem luz em todo o seu entorno, as luminárias LED têm a luz direcional, o que permite um maior aproveitamento da luz emitida em modelos mais compactos de luminárias.

As luminárias LED emitem pouco calor e sua instalação é indicada em praticamente todos os tipos de ambientes. Em escritórios, galpões, shoppings, supermercados, lojas, dentre outros locais, o LED consegue iluminar com bastante eficiência.

Além disso, as luminárias de LED têm muito mais versatilidade quando o assunto é decoração de ambientes. As fitas flexíveis de LED, por exemplo, são maleáveis e podem ser aplicadas em acabamentos delicados de design de ambientes.

 

5. Luminária comercial: economize em médio e longo prazos

Muitas escolhas econômicas imediatas podem representar gastos desnecessários em médio e longo prazo. Isso é muito comum ao escolher a iluminação para espaços comerciais.

Dependendo do tamanho do ambiente, é necessário instalar muitas luminárias, o que induz a escolha de soluções mais simples e baratas. Porém, é preciso também levar em conta a durabilidade e vida útil da luminária comercial, evitando assim prejuízos futuros com manutenção e troca prematura.

Por exemplo, ao escolher a sua iluminação LED, procure saber a sua vida útil em horas. Na maior parte das vezes, essa informação se encontra na embalagem.

Reunindo as condições ideais de iluminação comercial, o seu ambiente fica preparado direta e indiretamente para o desenvolvimento das atividades da sua empresa. Produtividade e vendas dependem também de iluminação de qualidade.