Como economizar energia no frio?
- Paulo Prudêncio -
Aproveitar a luz natural que entra no ambiente, apagar as luzes sempre que sair de um local e tirar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados são as formas mais populares que conhecemos sobre como economizar energia.
A grande controvérsia é que, saber como fazer não é sinônimo de estar sendo feito. Por isso, reuni algumas dicas novas e as mais conhecidas para que você consiga, finalmente, diminuir o gasto com as contas de luz.
Usou? Desligue
Desligar os aparelhos depois de usá-los é a mais básica de todas as dicas, porém, a mais difícil de internalização para ser colocada em prática.
Aparelhos em stand-by dão a falsa impressão de que estão desligados e, por isso, irão consumir menos energia. A verdade é que, a diferença no fim do mês não é tão grande assim.
Computadores, por exemplo, devem ser totalmente desligados caso forem permanecer sem uso por mais de 2 horas. Já os monitores, devem ter o prazo de 15 minutos sem utilização para serem desligados.
Os hábitos de deixar microondas, projetores e o celular (mesmo após carregado) ligados na tomada, também tem que ser deixados. Nesse caso, não apenas a empresa se beneficia com a redução na conta de luz, mas todo o planeta, graças à sua colaboração.
Troque aparelhos e equipamentos ultrapassados
Outro grande problema na tentativa de economizar energia são os aparelhos mais antigos nas empresas, principalmente aqueles que demoram muito tempo para receberem manutenção.
Antes de comprar um novo aparelho eletrônico para sua empresa, certifique-se de que ele possui o selo PROCEL de economia de energia. Se o utensílio for importado, você pode procurar o selo da Energy Star. Esses selos indicam que o produto adquirido tem um bom índice de eficiência energética. O mesmo vale para aquecedores e ar condicionado.
Já as geladeiras e freezers raramente podem ser desligados e, desligá-los durante a noite não compensa. No final das contas, o esforço de energia que o aparelho terá que fazer no dia seguinte para se resfriar por completo novamente, acaba balanceando essa economia.
A dica para esse tipo de consumo de energia é, antes de tudo, se certificar de que os aparelhos da empresa possuem os selos citados anteriormente. Além disso, é importante garantir que esses eletrodomésticos fiquem distantes do calor excessivo, como fornos e lugares muito quentes. Isso faz com que o aparelho tenha que exercer um gasto maior de energia para se resfriar.
Uso das lâmpadas e luminárias
A iluminação é responsável em média, por 50% do consumo de energia em um escritório, por exemplo. Então, dar a devida importância à um sistema de iluminação eficiente tanto para para a boa produtividade e conforto dos colaboradores quanto para a economia de energia é de grande importância.
Como demonstrado no início do artigo, aproveitar a luz natural nos ambientes é, talvez, a melhor forma de economizar no consumo de energia tanto em empresas quanto em casa. Algumas salas permitem a abertura de grandes janelas e, quanto menos divisórias dentro da sala, melhor será o alcance da luz em todo o espaço.
As paredes claras também são de grande ajuda para que a sensação de maior difusão de luz natural no ambiente seja ampliada. Uma parede branca, por exemplo, reflete, em todo o espaço do cômodo, a luz que é refletida diretamente nela.
O poder do LED
Para ambientes muito grandes, como fábricas ou shoppings, ou mesmo em pequenos espaços em que a entrada de luz natural seja algo difícil de se conseguir, investir em um sistema de iluminação em LED é a alternativa mais adequada à situação.
Perceba em sua empresa se a distribuição de lâmpadas e luminárias está adequada à necessidade de iluminação da sua empresa. Mas, caso você entenda que ainda existem falhas na iluminação do espaço, esse é o momento ideal para investir em um projeto luminotécnico.
A iluminação fluorescente consome de 40% a 60% mais energia do que a iluminação do tipo LED. Além disso, as primeiras têm vida útil menor se comparadas ao LED. Substituir as lâmpadas antigas por uma iluminação completa de LED, como luminárias Slim e Plafon, garante economia para o ano todo e, ainda, reduz o custo com a manutenção.
Obviamente, mesmo após a realização da troca, as luminárias de LED também devem ser apagadas nos lugares onde não estiverem presentes pessoas.
Conscientize seus funcionários sobre como economizar energia
Os resultados somente serão percebidos se toda a empresa se empenhar no mesmo propósito. O ideal é que os colaboradores se sintam tão responsáveis pela redução do consumo de energia na empresa quanto os gestores da companhia.
Algumas formas de conseguir a dedicação de toda a empresa nesse projeto são os esforços de Marketing Interno. Motive sua equipe com palestras, informativos por e-mails e ou banners sobre a importância de preservação do planeta por meio da economia de energia.
Lembre-se que a melhor maneira de transmitir ensinamentos é pelo exemplo. Seja você o início da transformação na sua companhia.