5 mitos sobre a iluminação de LED que você precisa desmistificar
- Paulo Prudêncio -
Aos poucos, a iluminação de LED vai se tornando mais presente em ambientes residenciais, comerciais e também de indústrias.
Além deles, há modificações recentes nas normas de trânsito que demandam faróis acesos nas estradas durante o dia. Para economizar, alguns motoristas recorreram prontamente ao LED. Há, ainda, leis que aplicam o LED na iluminação pública.
Junto com essa diversificação do uso do LED, começam a existir também alguns mitos sobre esse tipo de iluminação. Para que eles não afetem as escolhas da sua empresa, criamos este artigo. Acompanhe:
1. “O LED não queima”
A iluminação de LED é conhecida pela sua durabilidade. Uma luminária chega a durar 50 mil horas, o que está muito acima dos valores de lâmpadas fluorescentes, incandescentes e outras.
No entanto, o LED se desgasta depois de 25.000 horas de utilização, perdendo parcialmente a sua luminosidade.
Vale ressaltar que esse tipo de tecnologia demanda um driver para que seja mantida a mesma corrente em todos os leds. Esse driver, por sinal, precisa ter qualidade compatível com a vida útil dos LEDs.
2. “A iluminação LED é mais cara que outros tipos”
É fácil perceber que essa afirmação é um mito, se a analisarmos do ponto de vista do custo-benefício.
Em ambientes comerciais, de indústrias ou lojas de departamentos, o uso do LED é mais exigido e sua manutenção tem o custo muito inferior ao das outras fontes de luz.
Some-se a isso o fato de grandes empresas terem necessidades de um número muito grande de luminárias.
Com o passar do tempo, essas luminárias devem ser trocadas, o que gera custos. Se o LED custa um pouco mais caro e dura muito mais, ele gera economia em médio e longo prazos.
3. “O LED não é suficiente para iluminar um ambiente”
Muitos consumidores têm a falsa impressão de que o LED perde para outros tipos de iluminação quando é necessário iluminar ambientes maiores.
Para desfazer esse mito, basta que sejam compreendidos mais profundamente os quesitos eficiência luminosa e intensidade luminosa.
As luminárias LED têm maior eficiência luminosa que qualquer outro tipo de luminária. Isso quer dizer que elas transformam energia elétrica em luz com mais eficiência, gerando menos calor no processo. Em outras palavras, menos consumo de energia para gerar o mesmo valor em lúmens.
4. “O LED não esquenta”
Como vimos, para transformar energia elétrica em luz, as fontes de luz incandescentes, halógenas e fluorescentes, em maior ou menor grau, produzem calor no ambiente.
Isso não é o ideal, como visto, já que reduz a eficiência luminosa. Ou seja, o melhor cenário é aquele em que a maior parte possível da energia é transformada em luz, o que gera economia.
A tecnologia LED é duplamente vantajosa, nesse sentido. O percentual de energia elétrica que se transforma em calor é ínfimo — cerca de 5%. Além disso, o alumínio, metal presente no corpo das luminárias LED, ajuda a dissipar esse calor.
O calor gerado pelo LED é dissipado por meio do material onde ele está instalado, de modo que ele deve trabalhar com temperatura de até 90 graus centígrados. A fonte de luz gerada pelo LED é fria.
5. “O LED não é uma solução sustentável”
Também não é verdade. A maior parte dos componentes das luminárias LED são recicláveis, e, ao contrário do que acontece com outros modelos de fonte luminosa, não são utilizados metais pesados como o mercúrio em sua composição.
Além disso, pela própria durabilidade das luminárias LED, os descartes são feitos com menor frequência.
Se formos levar em consideração o tempo que uma luminária como essa leva para cessar completamente, o prazo pode chegar a 50.000 horas. O que daria, por sinal, algo em torno de 15 anos de uso, a 8 horas por dia.
Você pode usar a coleta seletiva da sua cidade para descartar o material antigo. Alguns pontos de venda também disponibilizam esse serviço de recolhimento.
Não acredite nos mitos da iluminação de LED. Seja do ponto de vista da sustentabilidade, economia e praticidade, essa tecnologia chegou para ser a opção do futuro.
E ainda está em desenvolvimento, ou seja, essas qualidades devem ficar ainda melhores nos próximos anos.
Quer saber como comprar e instalar luminárias LED no seu estabelecimento? Baixe gratuitamente o nosso Guia Ilustrado da Iluminação LED!