Como criar uma iluminação para lojas que ajude nas vendas
- Paulo Prudêncio -
Segundo a arquiteta Ângela Latreille, a visão é responsável por aproximadamente 80% das informações que absorvemos pelos sentidos. E é também o sentido mais adaptável, o que faz com que nem sempre receba a devida atenção dos gestores de varejo.
Dentre os aspectos que influenciam esse sentido está a correta iluminação para lojas.
É por meio da escolha das tonalidades e temperaturas de cor adequadas que o projeto luminotécnico contribui para atrair clientes e proporcionar uma experiência de compra agradável e objetiva.
Cristina Ferraz, arquiteta responsável pelo projeto da loja Lafer no Shopping Lar Center, em São Paulo, lembra que a iluminação para lojas correta ajuda também a economizar energia.
Antes da intervenção de Cristina no projeto original, a luz alterava a cor dos produtos da Lafer, o que obrigava vendedores e clientes a andarem até o corredor do shopping para tirar dúvidas sobre as tonalidades. Dando início a uma série de artigos sobre iluminação no blog da Trancil, vamos lhe dar dicas práticas para aumentar as vendas com algumas intervenções na luz das lojas. Não deixe de ler!
Direcione os olhares aos produtos
Um dos erros comuns na iluminação de lojas é a forma como o foco de luz é aproveitado, já que, em muitos casos, ele não é direcionado a nenhum ponto específico. Isso acontece, geralmente, porque os comerciantes não sabem diferenciar a luz dirigida da luz difusa.
Tem-se a luz dirigida quando o foco da iluminação atinge um ponto definido, e a difusa quando o feixe da luminária é aberto, a ponto de iluminar uma grande área da superfície.
O correto para vitrines, mostruários e prateleiras, portanto, é dirigir o foco luminoso aos produtos em exposição. Assim, eles receberão mais brilho e, consequentemente, chamarão mais atenção dos consumidores.
Mas a luz difusa não deve ser deixada de lado. Ela é a opção ideal para iluminar espaços amplos, como os corredores.
O ângulo da iluminação também deve ser observado. Ele varia conforme a distância entre a luminária e o produto a ser iluminado, e deve ser pensado de forma a destacá-lo. Nesse caso, também, o cliente se sentirá mais estimulado a observar o objeto.
Estabeleça sintonia entre luz e produto
Outro aspecto que deve ser levado em consideração quando o assunto é iluminação para lojas é o efeito que se deseja criar com a luz. Nesse sentido, os produtos em destaque da vitrine ou do mostruário devem ser mais iluminados.
É importante também estabelecer uma relação entre a luz e o tipo de produto que está sendo anunciado.
Para um perfume de aromas cítricos, por exemplo, a dica é apostar em tons verdes. Da mesma maneira, um perfume amadeirado pede uma iluminação em tons terrosos.
Estimule as sensações dos seus clientes
A iluminação pode despertar uma série de emoções entre os frequentadores de um determinado ambiente e também pode influenciar na aceitação do espaço. Diante disso, ao elaborar um projeto luminotécnico, você deve pensar na sensação que quer despertar nos seus clientes.
Para criar um ambiente aconchegante, seguro e confortável, o mais indicado é apostar em temperaturas de cor quentes, amareladas. E essa temperatura de cor também passa a ideia de que o local é menor.
Por outro lado, as temperaturas de cor frias, mais azuladas, passam a impressão de que o espaço é bem maior do que a realidade, sendo ideais para lojas pequenas.
De uma maneira ou de outra, a iluminação deve ter atenção especial dos donos de lojas, uma vez que ela ajuda a manter a atenção do cliente, criar impressões melhores sobre os produtos e guiar a atenção dos consumidores para aquilo que mais importa.
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